Localizadas a poucos minutos do perímetro urbano, as cachoeiras em Brasília e arredores são um refúgio para muitos brasilienses.
Desconhecidas dos visitantes que passam pela capital, as cachoeiras são de uma beleza rara, em meio ao cerrado, com águas de diferentes cores.
1 – Cachoeira do Tororó: A origem do nome desta cachoeira vem do tupi-guarani, que significa enxurrada. O Tororó fica dentro de uma propriedade particular, tem 18 metros de altura e é cercada por vegetação nativa do cerrado e algumas flores, dependendo da época do ano. O poço dela é bem raso, então a criançada vai adorar. É um local popular para a prática de rapel e caminhadas.
Como chegar: Santa Maria. BR-140, Km 6
2 – Poço Azul: O Poço Azul é um dos pontos turísticos mais famosos de Brasília desde os anos 70. Há duas cascatas, uma com poço raso e outro mais profundo, ideal para banho. Localizado na chapada da contagem, a gruta do poço azul é de rara beleza, com cores esmeralda e azul de tirar o fôlego. Como chegar: Brazlândia. DF-001/DF-220, abaixo do assentamento Morado dos Pássaros.
3 – Chapada Imperial: é uma reserva ecológica particular preservada desde 1986. O lugar fica no ponto mais alto do Distrito Federal (1342 metros). As trilhas ecológicas são naturais, às margens do ribeirão Dois Irmãos que guarda em seu leito mais de 30 cachoeiras visitáveis. Como chegar: Brazlândia. Após km 8 entrar à direita na bifurcação, pegando a DF-001. Continuar por 13 km, virar à esquerda na DF-220 e continuar por mais 6 km.
4 – Cachoeira Saia Velha: Dentro do Águas Correntes Park, a Cachoeira Saia Velha tem paisagem natural, mas com infraestrutura de um clube. É um programa calmo recomendado para crianças e idosos. Além de quedas d’água, piscinas naturais e corredeiras cercadas por uma vegetação natural do cerrado, o visitante pode encontrar área para camping, restaurante, estacionamento, banheiros limpos, caminho cimentado e plano para a cachoeira, garantindo diversão confortável para toda a família. Como chegar: Eixo Rodoviário até a Saída Sul, seguindo pela BR-040.
5 – Cachoeira Gruta Rio do Sal: O rio forma várias quedas, que variam de 6 a 12 metros de altura, em uma distância média de 100 metros. Forma também duchas e piscinas naturais com volume de água e possui árvores de porte médio às margens do leito. A gruta possui várias galerias e salas cobertas de estalactites e estalagmites de cores impressionantes. Como chegar: Brazlândia. Saída Norte até o balão do Colorado, seguindo depois pela DF-001, DF-170 e DF-205, até a placa da Fazenda Babilônia.
6 – Cachoeira do Segredo: Um gigante de mais de 100 metros de altura, escondido, por isso o nome Segredo. Mergulha em um lindo poço de água azul esverdeada. A trilha começa bem próxima da cachoeira e a caminhada é na sombra em boa parte do percurso. São 6 km e é necessário atravessar o Rio São Miguel algumas vezes, portanto, habilidade com caminhadas na natureza é necessária. É um dos passeios imperdíveis de São Jorge. Como chegar: GO-239, Km 36 – São Jorge (perto de Alto Paraíso). Sentido São Jorge 23 km de asfalto e 13 km de terra
7 – Cachoeira Meia Lua: Localizada na Fazenda Meia Lua, fica aos pés da Serra dos Pirineus. Uma específica cachoeira, que se destaca por seus 200 metros de corredeiras distribuídos em várias quedas, tendo a maior delas 10 metros de altura e que terminam em uma deliciosa piscina natural. É ideal para casais, famílias e turma de amigos mais tranquilos que querem realmente relaxar e curtir a natureza pirenopolina. Como chegar: Pirenópolis (GO). Pela GO-338, Estrada dos Pireneus, km 5, s/n.
8 – Salto Corumbá: Com 50 metros de queda, o lugar é paradisíaco. Em um raio de 1,5 km é possível conhecer a pé todas as 7 cachoeiras da região por meio das trilhas sinalizadas e de fácil acesso. No período de alta temporada o Salto chega a receber mais de 6,5 mil pessoas. Como chegar: BR 414 – Km 383, Corumbá de Goiás, Goiás.
from
https://www.encontrabrasilia.com/sobre/cachoeiras-em-brasilia/
No comments:
Post a Comment