O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) é uma instituição pública federal que realiza atendimento exclusivamente de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e de modo integrado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Vinculado à Universidade de Brasília (UnB), em 2013 passou a ser gerido administrativamente pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Certificado como hospital de ensino desde 2005, o HUB funciona como um importante campo de prática para estudantes de graduação e de pós-graduação, por meio de estágios e programas de residência médica e multiprofissional.
Hospital Universitário Brasília História
Uma trajetória de luta e desafios. Assim pode ser descrita a história do HUB-UnB, que começou em 1972 quando foi inaugurado, durante o regime militar. Inicialmente chamado de Hospital do Distrito Federal Presidente Médici (HDFPM), funcionava como uma unidade do Instituto de Pensões e Aposentadoria dos Serviços do Estado (Ipase) – Decreto nº 70.178, 21/02/1972, e era dedicado à atenção exclusiva dos servidores públicos federais, ficando conhecido como Hospital dos Servidores da União (HSU). Nessa época, o hospital atendia à política vigente de atenção à saúde, seguindo o modelo de seguro social que caracterizou o modelo previdenciário no Brasil e na América Latina. Em dezembro de 1979, o HDFPM passou a ser considerado hospital escola da Universidade de Brasília (UnB), por meio de convênio assinado com o Instituto Nacional da Assistência Médica e Previdência Social (Inamps).
Em 1987, foi integrado à rede de serviços do Distrito Federal por meio de novo convênio assinado pela Universidade de Brasília com quatro ministérios, passando a se chamar Hospital Docente Assistencial (HDA) e sendo reconhecido como o 38º hospital universitário brasileiro. Após um processo conturbado, com manifestações públicas de professores e estudantes que exigiam a cessão definitiva do hospital para que pudesse ser administrado plenamente pela universidade, em 3 de abril de 1990 o hospital foi cedido pelo Inamps à UnB, passando a se denominar Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB).
A cessão do hospital para a UnB gerou uma fase delicada de transição entre um hospital exclusivamente assistencial para uma unidade hospitalar universitária, que desenvolvesse também o ensino e a pesquisa. O HUB foi um dos primeiros hospitais do Planalto Central a oferecer assistência especializada. De 1990 até 2004, o HUB sobreviveu a um processo de perda progressiva do quadro de funcionários do antigo Inamps, sofrendo paralelamente a falta de reposição dos postos de trabalho por aposentadorias ou por abandono relacionado aos baixos salários, vivenciando um financiamento oscilante que dependia das relações estabelecidas frequentemente de maneira informal com o gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS).
A partir de 2005, o HUB passou a ser administrado e financiado dentro das diretrizes da Portaria Interministerial dos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) nº 1.000, de 15/04/2004, por meio de Termo de Compromisso assinado com o gestor local do SUS, definindo o teto financeiro para o desenvolvimento das suas atividades. Paralelamente, o HUB foi certificado como Hospital de Ensino, de acordo com os critérios estabelecidos nessa portaria, credenciamento que permanece até hoje, conforme as disposições da Portaria Interministerial MEC/MS nº. 2400, de 02/10/2007.
Em 2008 foi aprovado pelo Conselho Superior Universitário (Consuni) o regimento do hospital que, após mais de dois anos de debates internos, consagrou a inserção da instituição no SUS como uma das suas características essenciais, estabelecendo as atividades de mais dois conselhos, o Conselho Deliberativo (CDE) e o Conselho Comunitário e Social (CCS) – primeira tentativa de legitimar a participação da comunidade, com possibilidade de ações de controle social. Nesse mesmo ano, a história do HUB ficou marcada pela decisão do Conselho Deliberativo de destinar 100% da capacidade instalada de internação e de produção de serviços para o SUS, abandonando uma tentativa falida de atendimento a particulares e usuários de convênios e planos de saúde, que foi prejudicial para a instituição ao permitir a prática de duas “portas” de acesso ao hospital. Em 2008 também foi iniciada a implantação da Política Nacional de Humanização, fortalecendo o alinhamento com as políticas assistenciais prioritárias para o SUS.
Em 2012, o Consuni da UnB aprovou a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública criada pela Lei 12.550/11. Em 17 de janeiro de 2013, a UnB transferiu a administração do HUB para a Ebserh, com a qualificação da equipe gestora, saneamento financeiro e contratação de funcionários no regime de trabalho regido pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). O quadro de pessoal do HUB passou a contar então com profissionais de diferentes vínculos: servidores da UnB, empregados Ebserh, cedidos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e terceirizados.
Em 19 de janeiro de 2017, o HUB assinou novo contrato de prestação de serviços com a SES-DF, passando a ofertar a estrutura do hospital para atender a população do DF, de acordo com os critérios de regulação da secretaria.
Hospital Universitário Brasília Marcação de Consulta
De acordo com o contrato firmado entre o HUB e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o hospital recebe pacientes referenciados, ou seja, aqueles que são previamente atendidos por alguma unidade assistencial da secretaria e são posteriormente encaminhados ao HUB pelo sistema de regulação da SES-DF (SISREG). O HUB também atende os pacientes encaminhados pelas unidades de saúde de São Sebastião, Paranoá e Itapuã, que formam a Região Leste de Saúde do DF.
A Central de Marcação de Consultas e Exames do HUB, localizada no Ambulatório 1, é responsável pelo agendamento de consultas, exames e procedimentos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, com distribuição de senhas até às 16h. A marcação é feita somente de forma presencial, não sendo possível agendar por telefone.
Primeira consulta: as vagas para primeira consulta nas diversas especialidades do HUB são preenchidas por pacientes encaminhados pelo sistema de regulação da SES-DF, pela Região Leste do Distrito Federal e por meio de solicitação de parecer/interconsulta do próprio HUB.
Consulta de retorno: é a consulta para seguimento do tratamento na mesma especialidade, com o prazo de até 01 (um) ano de intervalo, definido pela equipe assistencial de acordo com o quadro clínico do paciente. Para agendar o retorno, assim que sair da consulta, o paciente deve comparecer à recepção da clínica da especialidade e apresentar o pedido, que deve conter: a data definida pelo profissional de saúde solicitante, assinatura e carimbo.
Local de realização das consultas: as consultas em várias especialidades e sub-especialidades são realizadas nos ambulatórios do HUB, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e contam com a atuação de diversos profissionais de saúde. Nas unidades ambulatoriais também são desenvolvidas atividades de educação, ensino e pesquisa.
Hospital Universitário Brasília Especialidades
O Hospital oferece as seguintes especialidades:
- Anestesiologia
- Cardiologia
- Cirurgia Crânio-maxilo-facial
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Pediátrica
- Cirurgia Toráxica
- Cirurgia Vascular
- Clínica Médica
- Coloproctologia
- Dermatologia
- Endocrinologia
- Endocrinologia Pediátrica
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Gastroenterologia
- Genética
- Geriatria
- Ginecologia e Obstetrícia
- Hemoterapia
- Infectologia
- Mastologia
- Medicina do Adolescente
- Medicina Intensiva
- Medicina Nuclear
- Medicina Transfusional
- Nefrologia
- Neurocirurgia
- Neurologia
- Nutrição
- Odontologia
- Oncologia
- Oftalmologia
- Ortopedia
- Otorrinolaringologia
- Patologia
- Pediatria
- Pneumologia
- Proctologia
- Psicologia
- Psiquiatria
- Radiologia
- Reumatologia
- Reumatologia Pediátrica
- Serviço Social
- Terapia Ocupacional
- Transplante
- Urologia
Hospital Universitário Brasília Maternidade
O Hospital Universitário conta com uma maternidade completa e equipada para receber as gestantes e os bebês 24 horas por dia.
Vagas Hospital Universitário Brasília – Trabalhe Conosco
O Hospital Universitário Brasília disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.
Horário de Funcionamento Hospital Universitário em Brasília
- 24 horas
Endereço e Telefone Hospital Universitário em Brasília
- Setor de Grandes Áreas Norte 605 – Asa Norte – Brasília – DF
- Telefone: (61) 2028-5000
Outras informações e site
- Mais informações: www2.ebserh.gov.br/web/hub-unb
Mapa de localização
from
https://www.encontrabrasilia.com/sobre/hospital-universitario-brasilia/
No comments:
Post a Comment